Como funciona o GastroRanking?

O GastroRanking é um índice de avaliação de restaurantes que recompila e converte numa nota única os comentários e pontuações emitidos em todas as páginas de opiniões, reservas e redes sociais sobre os restaurantes.

O valor que se obtém simula como pensamos na hora de avaliar um restaurante. Por isso, assemelha-se bastante à ideia que um utilizador tem quando lê as opiniões na Internet.

O GastroRanking é obtido mediante um algoritmo que ajusta e recalcula diariamente e introduz critérios muito importantes como a eliminação de opiniões falsas ou a não consideração de sites onde qualquer pessoa possa opinar sem se registar.

Ainda não se pode obter o GastroRanking de todos os restaurantes pois, para isso, estabelece como requisito que tenham, pelo menos, 5 opiniões de utilizadores que tenham feito 5 ou mais avaliações de restaurantes diferentes. Enquanto não se cumprir esta condição, entende-se que a nota é muito manipulável e, portanto, não se calcula.

As variáveis que se tem em conta para o cálculo do GastroRanking são:

  1. Número total de opiniões. Quanto mais opiniões, mais fiabilidade.
  2. Análise semântica.
  3. Influência do utilizador que emite a opinião.
  4. Antiguidade / vigência da avaliação. Quanto mais recente, mais valiosa.
  5. Subavaliações: peso das categorias que fazem referência à cozinha, ao serviço, ambiente e preço.

O resultado final será um índice ponderado de valor 0-10, de escala idêntica às que realizam os utilizadores sobre os restaurantes.

Desta maneira, analisando toda a informação existente na Internet sobre um restaurante, o GastroRanking faculta informação mais fiável, precisa e representativa da avaliação do mesmo.